terça-feira, 18 de junho de 2013

TEXTO: MEU PRIMEIRO BEIJO

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Texto: Meu primeiro beijo - BARRETO, Antonio. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p134-6


            Objetivo: Desenvolver habilidades para a formação da competência leitora. Incentivo da leitura de fruição.
            Público-alvo: alunos do 8º do Ensino Fundamental
Tempo previsto: 4 aulas
Estratégia: uso de diferentes gêneros textuais, de forma a articular os diferentes gêneros apresentados pelo material.
Recursos: som, letras das músicas individuais para serem entregues aos alunos, texto da crônica para todos.

Antes:
Apresentar apenas o tema para os alunos. Para tanto, trazer uma música para ser o primeiro contato dos alunos com o tema. Escolhi duas:
- Sempre que quiser um beijo – Tânia Mara
- Na base do beijo – Ivete Sangalo

Dizer apenas que esse será o tema do texto que será lido e apresentar o texto aos alunos.
- O quê você espera encontrar em um texto que tenha esse título? Considerando que o título é muito explícito, discutir se eles acham que vão ler uma narração ou um relato.
- Em que veículo esse gênero costuma circular?
- Você conhece o autor? Já leu algum texto dele?

Durante:
Primeira leitura do texto: individual e silenciosamente.
Segunda leitura: feita pelo professor, que deverá ser bem enfática, com entonação e “colorido”.

Depois:

- Você já conhecia esse texto? O texto está de acordo com o quê você imaginou? Explique.
- Existe alguma palavra que você não conseguiu compreender?
- Você conhece outros gêneros que falem sobre o mesmo tema.
Exploração do texto: propor uma pesquisa para certificar a veracidade dos dados indicados pelo texto. Apresentação dessa verificação e discussão com o grupo a respeito das questões físicas e emocionais que um beijo pode causar.
Produção textual: como atividade final, pedir a produção de um texto da tipologia injuntiva sobre o tema. Pode ser uma campanha publicitária bem-humorada, na qual seja feito um cartaz propondo que as pessoas usem o beijo para gastar calorias e, portanto, como método de emagrecimento. Ou uma receita para conseguir um amor duradouro, na qual o beijo fosse um dos ingredientes.
Avaliação: as produções textuais serão lidas para a classe que vai preencher um quadro semelhante ao usado na página 6, do caderno do aluno volume 2, do 8º ano, para checagem das características da tipologia injuntiva nos textos produzidos.

Referências bibliográficas
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.


ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EAD/EFAP: Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade – 2012.

PROF. IRACEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário